A minha primeira recensão crítica!

Uma aventura na cidade
de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
ilustrações de Arlindo Fagundes
Editorial Caminho
1982

O ano passado, escolhi fazer uma recensão a esta aventura porque é a primeira desta coleção e queria começar pelo princípio e ler tudo por ordem. Para além disso, o exemplar do livro é uma primeira edição que a minha mãe leu quando era pequena (actualmente já vai na vigésima nona!). Acabei por ganhar uma menção honrosa por este meu trabalho!

As personagens do livro são sobretudo um grupo de amigos numa escola. A Teresa e a Luísa são gémeas e ambas são muito curiosas e divertidas. O Pedro é o cérebro, porque não apenas é o melhor aluno da turma como planeia quase tudo e tem sempre ideias.  O Chico é forte, alto, brigão e corajoso. Dá para perceber que ele é assim por causa dos pais que raramente estão em casa. O João era conhecido como “o macaco” e é o mais ágil e pequeno do grupo, é ele que faz as acrobacias com o Faial, o seu cão obediente e esperto. Há ainda outras personagens menos importantes como a simpática avó do João, o Caracol (o cão das gémeas), o Fernando, os manos Saraiva, a Rita e a Sofia (todos colegas da escola), o sr. Osório e o Sr. Faria (funcionários da escola) e ainda o professor de trabalhos manuais.

Nesta aventura há um misterioso roubo de carros no bairro. As gémeas descobrem uma garagem suspeita onde entram e saem pessoas à noite. Com a ajuda dos amigos conseguem entrar na garagem que está cheia de carros. Noutra visita à garagem, apontam as matrículas e confirmam no jornal que uma delas é de um carro desaparecido. Ainda vão à polícia, mas ninguém acredita neles e ainda são gozados. No final, todos (com a ajuda do papagaio da avó do João) se atiram aos bandidos quando estão a sair da garagem. Fazem grande algazarra e muito barulho até acordar os vizinhos que chamam a polícia. Tudo fica esclarecido na esquadra e a quadrilha fica presa.

Gostei muito deste livro porque conta uma aventura emocionante cheia de suspense. Os cinco amigos são bem diferentes, cada um com os seus defeitos e virtudes, e é isso que dá força ao grupo.

Aconselharia este livro a todas as crianças da minha idade, até porque a aventura se desenrola no passado (o livro foi publicado pela primeira vez em 1982), numa altura em que não havia internet ou telemóveis. É sempre interessante descobrir que tudo era mais lento e complicado e os jornais eram mesmo muito importantes.

Palavras que desconhecia

Abespinhado – amuado
Alcofa – cesto
Arredar – afastar
Átrio – divisão de entrada de um edifício, hall
Bafio – cheiro a humidade
Calafrio – arrepio
Conspirar – planear em segredo
Embaraço – timidez, vergonha
Embezerrado – teimoso
Empertigado – endireitado
Esbaforido – cansado
Estugar – caminhar rapidamente
Franzino – magro
Lidas – tarefas
Nesga – fenda, pequena porção
Perplexo – admirado
Piparote – pancada leve na cabeça
Pispirreta – tagarela, faladora, chata
Ponto – prova, teste
Postigo – janela pequen
Regateira – malcriada
Restolhada – ruído, barulho
Sarrafusca – confusão
Telefonia – rádio
Trocista – aquele que faz pouco dos outros
Zoeira – alarido

Expressões que desconhecia

De vão de escada – sem valor
Pagar as favas – ficar com as culpas
Pôr-se ao fresco – fugir
É um pagode – é uma confusão

Comentários

Deixe um comentário