
Este fim-de-semana os meus pais receberam no telemóvel duas mensagens iguais que diziam assim:
Aviso PROCIV
Chuva e persistente na sua região nas próximas 48 horas. Vento forte. Risco de inundações. Fique atento. Info: www.prociv.gov.pt / 800 246 246 / ANEPC
Resolvi pesquisar e descobri que PROCIV é um acrónimo de Protecção Civil. O problema é que não sabia o que era um acrónimo. E então pesquisei mais. Eis o que encontrei.
Para explicar o que é um acrónimo tenho de falar primeiro no que é uma sigla. Uma sigla é uma abreviatura que utiliza a primeira letra (ou as primeiras letras) de cada palavra do nome de uma instituição, como por exemplo PSP (Polícia de Segurança Pública) e que se lê “pê èsse pê”. Um acrónimo é igual, mas com uma diferença: não se lê letra a letra mas tudo seguido como se fosse uma palavra, como por exemplo ONU (Organização das Nações Unidas) que se lê “ónu”.
ANEPC também é um acrónimo e que significa Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil. Este organismo pertence ao Estado e tem como função a prevenção e resposta a acidentes graves e catástrofes e a proteção e socorro das populações.
Fiquei contente por saber que há pessoas que zelam por nós e que até nos enviam SMS quando se aproximam tempestades. Já agora SMS também é uma sigla de short message service (serviço de mensagem curta).
Deixe um comentário