Mais uma recensão crítica!

Uma aventura na falésia
de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
ilustrações de Arlindo Fagundes
Editorial Caminho
1983

Uma Aventura na Falésia é o segundo livro que leio da série criada pela Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada e foi para mim uma grande emoção reencontrar o meu grupinho de amigos formado pela Luísa, Teresa, Pedro, Chico e João (sem esquecer os formidáveis Caracol e Faial)! 

Nesta aventura, o grupo vai passar umas férias inesperadas numa casa à beira-mar no cabo Espichel devido a uns canos que rebentaram na escola. Começa logo muito bem! 

O que era para ser umas férias divertidas e descansadas rapidamente se transforma numa aventura emocionante quando se acumulam acontecimentos estranhos e suspeitos: homens misteriosos a caminho da praia num dia de chuva, sinais de luzes, um grito na noite… Quando encontram por acaso uma gruta num passeio de barco, descobrem que no interior está um jovem inglês chamado Paul que tinha sido raptado por um trio de bandidos. Com a ajuda do faroleiro Sr. Edgar conseguem resgatá-lo e prender os salafrários. No final, o pai do Paul, Lord Spencer, convida-os para o seu iate e oferece prendas a todos os amigos como sinal de gratidão. 

Achei que este livro consegue ser ainda mais emocionante do que o primeiro da série. Havia um crime bem mais grave (raptar uma criança em vez de roubos de carros), o cenário era mais exótico (com um farol e pegadas de dinossauro nas rochas da praia), os momentos de suspense eram ainda mais vibrantes (a maré a encher a gruta foi mesmo assustador!) e ainda aprendi imenso sobre faróis, código Morse e as unidades de medida usadas pelos marinheiros. Como é óbvio, adorei que a aventura terminasse bem e que a valentia e entre-ajuda dos amigos fosse recompensada com prendas tão fixes! 

Também adorei as ilustrações. O local onde se desenrola a história permitia ao Arlindo Fagundes desenhar cenários muito espectaculares. Os meus favoritos foram os do farol, da gruta e todos os que retratavam o mar. 

Ah, já decorrei o meu nome em código Morse! 

 . – – – (J) – – – (O) . – (A) – – – (O)  

Palavras que desconhecia
Acocorada – de cócoras
Falésia – escarpa
Frenesim – excitação, agitação
Peregrino – devoto em viagem

Comentários

Deixe um comentário